Competências e Atribuições
Competências
Planejar e conduzir toda política, projetos e ações urbanísticas do governo.
Atribuições
- Acompanhar e coordenar projetos de obras públicas de interesse do município;
- Gerir obras públicas contratadas pela administração municipal;
- Coordenar e executar por meios públicos ou contratar dentro das normas estabelecidas em lei a execução de obras públicas do município;
- Acompanhar atividades do controle interno e favorecer ao controle externo as atividades da administração pública municipal, na sua esfera de competência;
- Articular-se com órgãos e entidades federais, estaduais e de outros municípios com vistas a melhor realização dos seus objetivos;
- Zelar pelo cumprimento das regras e princípios contidos na Lei 8666/93 e legislações complementares;
- Assessorar o Prefeito em assuntos relativos à sua área de atuação;
- Assessorar e dar suporte à Secretaria-Executiva de Proteção e Defesa Civil e promover ações integradas de prevenção junto a mesma;
- Articular-se com órgãos e entidades federais, estaduais e outros municípios com vistas a melhor realização dos seus objetivos;
- Estabelecer as diretrizes para a elaboração do planejamento estratégico, tático e operacional da SIOP, observando a articulação das finalidades de cada setor que a compõe;
- Manter e viabilizar os programas comuns entre a SIOP e as demais secretarias;
- Coordenar os programas, projetos e funções de caráter contínuo de obras e em conjunto com o SAAE, das obras de saneamento que viabilizem a política de infraestrutura do município;
- Avaliar, periodicamente, os resultados alcançados pela SIOP, e deliberar sobre ajustes que se fizerem necessários;
- Elaborar relatório de gestão anual da SIOP, com indicadores comuns de resultados, estabelecidos pelos setores competentes;
- Acompanhar os programas estratégicos, táticos e operacionais da SIOP, em consonância com os padrões estabelecidos pelos setores competentes;
- Coordenar a infraestrutura necessária à execução de obras públicas;
- E outras atividades afins.