Paulo Fortunato de Abreu

Paulo Fortunato de Abreu

Professor concursado das redes públicas estadual (Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC) e municipal (Secretaria Municipal de Educação - SME) do Rio de Janeiro desde 1994, atuando desde então na regência de turmas da Educação Básica.

Em 1999, na rede estadual de ensino, passa pela primeira experiência em Gestão Escolar, passando a condição de Diretor Adjunto do CIEP 169 Maria Augusta Correia, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e permanecendo até o ano de 2010, quando então passa a atuar na sede da SEEDUC. De 2011 a 2012, passou a ser superintendente de Gestão da Rede, tornando-se gestor estratégico da rede SEEDUC, desenvolvendo atividades vinculadas ao monitoramento, organização, supervisão, implementação de metodologia de nova gestão escolar (GIDE: Gestão Integrada e Desenvolvimento da Escola), colaborando no nível estratégico superior da instituição que apresentou como meta a melhoria dos resultados educacionais de alunos e rede SEEDUC. De 2012 a 2014, atuou como assessor técnico especial do Gabinete do Secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro. De 2015 a 2016, passou a ser subsecretário de Infraestrutura e Tecnologia da SEEDUC/RJ. Nessa condição, foi substituto eventual do Secretário de Estado de Educação e em diversas oportunidades foi Secretário de Estado de Educação Interino.

Também foi representante da SEEDUC/RJ em diversos fóruns de debate educacional, como no Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). Em parte do período, acumulou a Subsecretaria Executiva da SEEDUC. As operações administrativas, todos os programas suplementares de educação para o funcionamento da rede de ensino voltada para mais de 700 mil estudantes (alimentação escolar, transporte escolar, conservação, manutenção, reforma, infraestrutura e desenvolvimento de sistemas de TI, por exemplo), a ordenação de despesas, dentre outras macro ações estratégicas, fizeram parte das rotinas da atuação como subsecretário de Estado. Em 2016, foi superintendente de Infraestrutura da SEEDUC, passando a colaborar nas operações escolares de suporte ao funcionamento da rede SEEDUC.

Em 2017, teve atuação como superintendente de Gestão das Regionais Pedagógicas, retomando à Gestão Escolar da Rede SEEDUC, voltando a contribuir com foco na manutenção dos resultados educacionais da rede, bem como na Gestão Integrada da Escola. Em 2018, foi novamente subsecretário de Estado, dessa vez responsável pela Subsecretaria de Gestão de Ensino, passando a gerir as etapas referentes ao processo ensino aprendizagem, de avaliação e programas pedagógicos voltados aos estudantes matriculados na rede SEEDUC. De 2019 a 2020, passa a ser dirigente regional de educação da SEEDUC, como diretor administrativo da Regional Metropolitana IV (abrangência zona oeste da cidade do RJ, Seropédica e Itaguaí), responsável pelas operações de infraestrutura, financeiro, gestão de RH, que envolvem o funcionamento de 115 escolas e cerca de 100 mil alunos.

Em 2021 assumiu a Secretaria de Educação, Juventude e Inovação da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis tornando-se responsável pela elaboração e implementação da política pública educacional da educação básica, da educação Infantil e ensino fundamental (e suas modalidades educação especial, educação do campo, educação de jovens e adultos), em 87 equipamentos escolares e 24 mil alunos matriculados espalhados em todo o território municipal, com foco na melhoria dos resultados educacionais da rede, e dos seus estudantes.