Angra organiza evento para festejar o Dia de Iemanjá

Homenagem será feita na terra e no mar e está sendo preparada pela Prefeitura em conjunto com lideranças espíritas

A Prefeitura de Angra dos Reis, em conjunto com líderes espíritas da cidade, está organizando uma grande festa para comemorar o Dia de Iemanjá, que é padroeira dos pescadores. A homenagem será feita no domingo, dia 4 de fevereiro, e contará com procissão marítima e rituais no Centro da cidade.

O Dia de Iemanjá é 2 de fevereiro, mas a festa irá ocorrer dois dias depois para que os adeptos das religiões de matriz africana que trabalham possam participar das atividades culturais e religiosas. Em 2024, o dia do orixá cai numa sexta-feira.

A decisão de fazer uma festa para homenagear o Dia de Iemanjá foi anunciada na terça-feira, dia 9, em reunião na Casa Larangeiras com 15 representantes de oito casas espíritas de Angra dos Reis e o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara. A última grande festa realizada em homenagem ao dia de Iemanjá foi em 2014.

Na reunião, o secretário de Cultura ressaltou a importância de celebrar o Dia de Iemanjá para as religiões de matriz africana em Angra dos Reis.

– Desde 2014 não fazemos uma grande festa para homenagear Iemanjá. Ano passado, no Dia da Consciência Negra, assumi esse compromisso, e vamos retomar a festa em grande estilo junto com as lideranças espíritas de Angra – disse Andrei Lara.

A programação para o dia 4 de fevereiro está sendo finalizada e será anunciada em breve. A ideia é realizar atividades culturais e religiosas na Praça Zumbi dos Palmares, com procissão até o Cais de Santa Luzia e procissão marítima pela baía de Angra, além de oferendas à Rainha do Mar. A festa será encerrada com show musical.



Banner 1
Banner 2